segunda-feira, maio 5

Ver


"Li ontem uma coisa que nunca me tinha dado conta. Que para o ser humano é tão espontâneo proteger o rosto com as mãos quando qualquer coisa vem na nossa direcção, como estender a mão se alguém cai ao nosso lado. Temos uma espécie de instinto que nos protege e que protege os outros. Acredito que o ser humano é fundamentalmente bom e feito para ajudar os outros. E depois surgem tantas questões de como o egoísmo bloqueia o que é mais natural em nós. E isso magoa mais, porque temos consciência de que não estendemos as mãos e até provocamos as quedas. O que se poderia fazer para sermos mais espontâneos de coração, como dizer e explicar que temos uma capacidade natural para o bem? Seria bom agradecer os gestos que fazemos, procurar te-los como uma marca autêntica do que somos, sem olhar a ressentimentos e cálculos de perder e ganhar."

António Valério, sj


Este texto mexeu mesmo comigo...não sei dizer...é daquelas coisas que mais me surpreende é ver que há coisas tão obvias que estão bem em frente aos meus olhos mas não as vejo. Faz-me lembrar as minhas aulas em que aprendo tanta coisa, mas não vejo como por na minha vida esse conhecimento. Parecem barcos à solta que não sabem onde lançar as redes. Mais do que conhecimento anseio por sabedoria.

Sem comentários: