segunda-feira, junho 14

(In)formar para mudar

Em que pensamos quando compramos um produto de que necessitamos? E quantas vezes pensamos na sua origem? Aquela T-shirt preferida ou os sapatos que têm aquele formato ou aquela cor. Até mesmo o café, sumo, chá que costumamos comprar.
A sociedade de consumo actual promove grandes desequilíbrios sociais e ambientais, traduzidos nas imagens que diariamente nos entram em casa pelos meios de comunicação social. Todos os nossos gestos e opções diárias afectam não só a nossa vida mas a vida de outras pessoas e põem em causa a sustentabilidade do planeta.
Mas é também verdade que o consumo é inevitável e até necessário para a circulação e manutenção dos sistemas económicos.
Como resolver, então, este paradoxo? Como garantir a protecção dos direitos humanos, a preservação do ambiente e a sustentabilidade económica e cultural?
É fundamental educar e mobilizar a sociedade civil - e em especial as gerações mais jovens – para a mudança dos hábitos de consumo, tornando-nos mais críticos, exigentes e responsáveis, como exercício da nossa cidadania.

in http://www.consumoresponsavel.com/

http://consumoresponsavel.com/jogo/

1 comentário:

Ana Sofia disse...

Olá Diliana ;)

Olha estive a ver o link do projecto sobre consumo responsável, e achei bastante interessante ;)

Fazes parte do projecto? Gostei particularmente das sessões de esclarecimento, workshps para professores e assim... se estiveres por dentro disso e se fôr feito algo por aqi perto, avisas-me? ; )

beijocas*