segunda-feira, dezembro 13

segunda-feira, setembro 27

When I grow older I will be stronger...



...So we struggling, fighting to eat
And we wondering when we'll be free
So we patiently wait for that fateful day
It's not far away, but for now we say...

quarta-feira, setembro 22

sábado, agosto 28

O meu irmão é filho único

Cena final do filme: Mio fratello è figlio unico:

sexta-feira, junho 18


"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
José Saramago

segunda-feira, junho 14

Os estudantes de hoje

Está mesmo bem feito :D
Vocês eram assim?
http://www.youtube.com/watch?v=dGCJ46vyR9o

(In)formar para mudar

Em que pensamos quando compramos um produto de que necessitamos? E quantas vezes pensamos na sua origem? Aquela T-shirt preferida ou os sapatos que têm aquele formato ou aquela cor. Até mesmo o café, sumo, chá que costumamos comprar.
A sociedade de consumo actual promove grandes desequilíbrios sociais e ambientais, traduzidos nas imagens que diariamente nos entram em casa pelos meios de comunicação social. Todos os nossos gestos e opções diárias afectam não só a nossa vida mas a vida de outras pessoas e põem em causa a sustentabilidade do planeta.
Mas é também verdade que o consumo é inevitável e até necessário para a circulação e manutenção dos sistemas económicos.
Como resolver, então, este paradoxo? Como garantir a protecção dos direitos humanos, a preservação do ambiente e a sustentabilidade económica e cultural?
É fundamental educar e mobilizar a sociedade civil - e em especial as gerações mais jovens – para a mudança dos hábitos de consumo, tornando-nos mais críticos, exigentes e responsáveis, como exercício da nossa cidadania.

in http://www.consumoresponsavel.com/

http://consumoresponsavel.com/jogo/

quarta-feira, junho 2

terça-feira, junho 1

E porque hoje é dia 1 de Junho

"Crianças são as

letras antigas com

que se escreve a

única palavra

insuportavelmente

viva"


Herberto Hélder, Poesia Toda

Paula Rego

terça-feira, abril 20

No partilhar é que está o ganho

Dos muitos mail que me reencaminham este chamou-me a atenção. A verdade é que não percebo muito de politica, mas este deixou-me a pensar.


"Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e "justo."
O professor então disse, "Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seria "justas." Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".
As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano...Para sua total surpresa.
O professor explicou que a experiência socialista tinha falhado porque ela foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual a experiência tinha começado. "Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustenta-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."

Adrian Rogers, 1931

sexta-feira, março 19

Eu posso mudar o mundo!



Provavelmente já devo ter colocado este video aqui, mas agora está com legendas e nunca é demais pensar nisso.

Manipulação

Há coisas que me incomodam profundamente, uma delas é a manipulação.
Ontem fiquei branca que nem a neve quando li a noticia que o os enfermeiros tinham recusado o aumento de 17,7% do ordenado. Nem queria acreditar! E não é que fui ao fundo da questão e encontro isto:


Em plena assembleia deputados tiram a limpo esta questão, desmentindo o governo. O problema é que isto não chega cá para fora.
Para além desta mentira, entre outras que são lançadas pelos mass media, nota-se uma profunda manipulação da opinião pública. A verdade é que se não temos o cuidado de tirar a limpo as noticias que nos dão, corremos sérios riscos de ser fontoches num governo em que se diz democrático, mas apesar de não haver pide há outras formas de opressão. E onde ficamos nós perante elas. Sinto que andamos a dormir e a deixar passar as coisas. Não sei qual é a pior ditadura, a da palavra ou a das nossas mentes e sonho com um pais onde a verdade seja a base de trabalho.

quinta-feira, março 11

6 anos



Faz hoje 6 anos que Madrid (na estação ferroviária de Atocha) foi alvo de um ataque terrorista da Al-Qaeda.
As explosões, que decorreram entre as 7h39 e 7h42, fizeram 191mortos.

sábado, fevereiro 6

Lembram-se?

Há que tempos que não ouvia esta música tão bem cantada!!!

I Don't Wanna Grow Up



When I'm lyin' in my bed at night
I don't wanna grow up
Nothin' ever seems to turn out right
I don't wanna grow up
How do you move in a world of fog
That's always changing things
Makes me wish that I could be a dog

When I see the price that you pay
I don't wanna grow up
I don't ever wanna be that way
I don't wanna grow up
Seems like folks turn into things
That they'd never want
The only thing to live for
Is today...

I'm gonna put a hole in my TV set
I don't wanna grow up
Open up the medicine chest
And I don't wanna grow up

I don't wanna have to shout it out
I don't want my hair to fall out
I don't wanna be filled with doubt
I don't wanna be a good boy scout
I don't wanna have to learn to count
I don't wanna have the biggest amount
I don't wanna grow up

Well when I see my parents fight
I don't wanna grow up
They all go out and drinking all night
And I don't wanna grow up
I'd rather stay here in my room
Nothin' out there but sad and gloom
I don't wanna live in a big old Tomb
On Grand Street

When I see the 5 o'clock news
I don't wanna grow up
Comb their hair and shine their shoes

I don't wanna grow up
Stay around in my old hometown
I don't wanna put no money down
I don't wanna get me a big old loan
Work them fingers to the bone
I don't wanna float a broom
Fall in love and get married then boom
How the hell did I get here so soon
I don't wanna grow up

sábado, janeiro 23

Lean on Me

Ontem realizou-se a transmissão global Hope for Haiti Now onde participaram inúmeras personalidades da música, do cinema, da política,...

Gostava de partilhar esta versão da música de Bill Withers "Lean on Me" pelas vozes e guitarras de Kid Rock, Sheryl Crow e Keith Urban.

domingo, janeiro 17

Colocar-me no lugar do outro



Este é dos meus anúncios preferidos. A verdade é que fácil tomarmos um partido sem nos colocarmos no local do outro, acho que ser empático passa muito por isso. E sempre que vejo este anúncio lembro-me disso, de tentar ser mais atenta e sinto falta de espaços que permitam este debate, de vários olhos a ver a mesma maça e sempre de maneiras diferentes.